domingo, 17 de fevereiro de 2013

Tenho 1 parafuso a menos?..Desculpa!..tenho é 2 a mais -(3/3)

Finalmente a Fisioterapia

No Hospital do Luso deram-me nova Guia de marcha.
Graças a Deus, que hoje não apareceram as freiras cuja prioridade me impediram de viajar na semana passada.

 Apanhei boleia num Dakota que transportava um grupo de pára-quedistas acabados de fazer uma operação nas matas do Katói.
Exactamente este o Dakota (no lado esquerdo da foto) 

Quando entrei no avião deparei-me com uma confusão geral.

Reparei que os Páraquedistas depois de lançados enrolam o material à balda, cujo volume aumenta desmesuradamente. Por isso, os bancos estavam totalmente ocupados com páraquedas. Assim, entramos quase de gatas e viajamos deitados entre os ditos e o tecto do avião.
Embora a distância em linha recta entre o aeroporto do Luso e o de Luanda, não chegue a 1000 Km para mim pareceu uma eternidade.

No aeroporto esperava-nos uma ambulância que nos transportou para o Hospital Militar de Luanda. Fui consultado à chegada por um médico de clínica geral, um tal Doutor Pimenta, que estava acompanhado de alguém com o mesmo apelido. Acharam graça ao trio "PIMENTA" que se formou, e sem haver parentesco nem eu pedir nada, “simpaticamente” escreveu na guia de marcha (no canto superior esquerdo e na diagonal), "dispensado de fazer serviços".
Agradeci pensando: já me safei….


Depois da consulta fui levado para o D.A.A. (Depósito de Adidos de Angola),
onde fiquei a pertencer.
  

Aí, um furriel chico “Marques” também conhecido pelo cognome
"O bom sacana"
deu-me as boas vindas. Quase de imediato descobri que a minha chegada para ele não era surpresa. Até já me tinha escalado para fazer serviço no próximo fim-de-semana.
Disse-lhe que não podia porque estava dispensado de fazer serviços.
Não acreditando, pediu-me a guia e leu a anotação. Vi que ficou danado, mas sorriu, Sabia que na segunda-feira Eu ia ser presente ao médico da especialidade.
Disse-me que era um ortopedista exigente e que “pela experiência” ia alterar a indicação que o médico de clínica geral escreveu.

Na manhã seguinte, saiu na ordem de serviço do Quartel:

Mas parece que o gajo era bruxo.

Na segunda-feira, o médico ortopedista perguntou-me quem escreveu aquela anotação, e contrapôs: Errado, antes pelo contrário: o Furriel até deve exercitar os braços. E mais não disse.
Pensei: O que é bom, acaba depressa.

++++

Saí do consultório, e quando fui à secretaria do Hospital buscar a guia, fiquei a saber que o médico alterou ligeiramente a escrita.

“Fez uma chamada, que mais parecia o sinal da raiz quadrada”, e acrescentou por cima da frase, a palavra “todos”, ou seja: Não pode fazer “TODOS” serviços.
Foi o Cabo Escriturário que me alertou desse facto, e perguntou:

O meu Furriel, quer que o “sáfe”?   …CONCERTEZA nosso cabo,
Mas tenha cuidado com o que vai fazer.

Ok Furriel, vamos tentar.

Em vez de agrafar a folha de presenças das futuras consultas, por detrás daquela guia, agrafou-a pela frente com três agrafos formando um triângulo no topo.
Assim tapou a palavra “todos”, que estava ligeiramente acima da escrita inicial.
Com o coração nas mãos fingindo que nada sabia, cheguei ao quartel.

O esperto do Marques pediu-me de imediato a guia. Ao não ver nenhuma alteração “porque não descobriu a maróska” perguntou-me: Afinal, Quem é o teu padrinho?



E assim me safei todo o tempo que lá estive, de ser escalado para serviços.
As idas ao tratamento iam acontecendo pela manhã, mas "no início" de tarde tinha de marcar presença no Quartel e só à tardinha é que ia para a cidade, para a pensão onde estava hospedado.
A partir de certa altura "sem dar satisfações ao tal Marques" pedi ao comandante da Companhia para me dispensar das presenças de tarde, ao que acedeu e agradeci.

Entretanto...



No fim de uma tarde resolvi ir ao Quartel e cruzei-me com o furriel Marques, que até parecia que me esperava no bar dos Sargentos. E disse: 
Ó Pá, poderás ter esses problemas físicos mas com certeza que não tens problemas na língua. Com ar irónico disse:
Amanhã estás escalado para dares uma aula de R.D.M. (Regulamento de Disciplina Militar) de imediato respondi:
Não dou

Mas logo após pensei melhor e “sem lhe dizer” resolvi colaborar, até porque estava farto de não fazer nada.

Mas o azar aconteceu:


No dia seguinte por ironia...acordei tardíssimo.

Sem perder tempo para apanhar o Machimbombo chamei rapidamente um táxi,
e rumei ao Quartel para dar a aula. Quando lá cheguei, fui ter com o Marques para “pedir desculpas pelo atraso” mas o sacana respondeu:
Vai pedir desculpa mas é ao Comandante da Companhia, porque já participei de ti.



E assim fiz.. De imediato falei com o Capitão, mas não me livrei de ser Arguido. Ouvido pela justiça, felizmente acreditaram na minha versão "de querer dar a aula" e o Capitão retirou a participação. Mas, para justificar a sua omnipotência,  definiu que Eu seria punido com... 
5 sargentos de dia à Benfica.

Iam de certeza, ser cumpridos um a um, aos fins-de-semana.
Como Eu previa o Marques (que nunca me topou  desde que sugeri que ia mudar o meu nome para não pensarem que éramos parentes) ficou contente e sorridente disse:
Oi, Domingo estás a alinhar. Certo? 

Mas ironia do destino, vim a saber no dia seguinte, que o meu Batalhão tinha acabado de chegar ao Grafanil para embarcarmos rumo à Metrópole.
Confirmei a veracidade da notícia e rapidamente fui à secretaria falar com o Sargento da Secretaria do D.A.A.
Sem referir nada do acontecido, pedi que me desse Guia de Marcha, porque o meu pessoal tinha chegado ao Grafanil e não fazia sentido Eu permanecer ali, Adido.

Em pouco tempo tinha na mão a dita Guia.

Ainda pensei falar com o tal Marques para lhe descobrir a falcatrua, mas calei-me, pois a mesma técnica poderia servir para safar um próximo.



(pode ser que este artista, um dia venha a ler este Blogue, e repare que outros Marques se levantam)



Mais tarde já na Vida Civil, fui operado através da Caixa da A.P.T. (The Anglo-Portuguese Telephone Cª Ltª) ao braço direito, no Hospital de Santa Maria no Porto.

Aí vim a saber que afinal as fortes dores que tinha sentido após o acidente, tinham toda a razão de ser. Nas radiografias descobriu-se que a cabeça do úmero que devia parecer uma esfera, tinha o aspecto de duas metades desalinhadas, sinal que tinha partido e auto-soldado (de esguelha).  

  
E mais não digo.....PRONTO


1 comentário:

  1. Se alguem souber...

    Gostava de conhecer a origem da expressão:
    (Sargento de dia à Benfica)

    ResponderEliminar